Você com certeza já ouviu falar em endometriose. E quanto ao nome endometrioma? Será que ambos são a mesma coisa? Bem… continue comigo para descobrir.
A endometriose é uma doença inflamatória e benigna caracterizada pelo crescimento de um tecido semelhante ao endométrio (camada interna do útero) em uma localização para fora do útero.
Os locais mais acometidos por ela são os ovários, o intestino, os ligamentos uterinos, a região posterior do colo do útero e o peritônio (tecido que reveste nossos órgãos). Mas pode, ainda, afetar toda e qualquer região do abdome e até mesmo do tórax.
Seus sintomas, por fim, costumam incluir cólica intensa durante a menstruação, dor abdominal inferior, dor na relação sexual e dificuldade para engravidar. No entanto, é importante ressaltar que, em alguns casos, a paciente não apresenta nenhum sinal.
O endometrioma, por sua vez, é a manifestação local da endometriose, caracterizada pela formação de um cisto que afeta, principalmente, os ovários. Mas existem endometriomas em outras regiões como septo retovaginal e umbigo. Seus sintomas são semelhantes aos da endometriose e, assim como ela, precisam de toda a atenção!
Sendo assim, caso você desconfie que esteja com uma dessas condições, marque uma consulta com o(a) ginecologista! Além disso, não se esqueça de manter seus check-ups ginecológicos em dia e até a próxima!
Agende sua consulta