<!-- End Google Tag Manager →

Adenomiose


A adenomiose é uma doença que afeta o útero, ocasionando um aumento de volume das suas paredes internas. Este aumento ocorre em decorrência da infiltração das paredes uterinas (miométrio) pelo endométrio. Tecido este que deveria existir somente dentro do útero.

Os sintomas mais comuns são dor pélvica e aumento do fluxo menstrual. No entanto, outros sintomas como inchaço, prisão de ventre, dor durante a relação íntima e dificuldade para engravidar também podem ocorrer.

O diagnóstico sempre irá começar através do relato dos sintomas e exame físico. Todavia, alguns exames de imagem, como ressonância magnética e ultrassonografia transvaginal são muito úteis para o diagnóstico.

A adenomiose pode dificultar a fixação do embrião no útero, dificultando a gravidez. Além disto, durante a gravidez, existem riscos como abortamento de primeiro trimestre e trabalho de parto prematuro.

Antigamente acreditava-se que a adenomiose somente ocorria em mulheres que tinham filhos. Contudo, atualmente sabe-se que pode acometer mulheres nulíparas e pode evoluir até a menopausa.

O tratamento irá variar de caso a caso. Depende dos sintomas, desejo reprodutivo e achados de exames de imagem. Podem ser utilizados tratamentos clínicos sintomáticos, como o uso de anticoncepcionais e analgésicos. Também podem ser intervencionistas, como a embolização de artérias uterinas. E, por fim, pode ser cirúrgico.

Qual é o melhor dia para você ser atendida?

Vamos avaliar nossa agenda para confirmar o horário de sua consulta.