O consumo de bebida alcoólica é uma prática comum em todo mundo. Considerada sinônimo de diversão e celebração, bebidas alcoólicas, desde de que ingeridas de forma moderada, não costumam trazer problemas à saúde.
No entanto, por ser uma substância tóxica que afeta o sistema nervoso central, o seu consumo em excesso pode trazer sérios riscos físicos e psicológicos, podendo afetar o sistema digestivo e o sistema cardiovascular.
Veja a seguir uma das principais consequências do seu consumo desordenado:
Hepatite alcoólica
Cirrose
Câncer
Doenças cardíacas
Doenças neurológicas
Depressão
Ansiedade
Problemas de memória
Problemas de sono
Bebidas alcoólicas e a endometriose
Para as mulheres que sofrem com a endometriose, o consumo excessivo de álcool pode piorar o quadro da doença. Isso acontece porque o álcool pode aumentar os níveis de inflamação do corpo, intensificando ainda mais a dor e o desconforto associados à doença.
O seu consumo em excesso também pode aumentar os níveis de estrogênio no corpo, hormônio que é um dos principais responsáveis por desencadear processos inflamatórios nos focos de endometriose e pela progressão da condição.
Além disso, consumir altas quantidades de álcool também pode trazer prejuízos ao sistema imunológico da mulher, impactando diretamente na proteção do corpo contra infecções e outras doenças e no combate aos sintomas de endometriose.
Qual é a solução?
Consumir bebidas alcoólicas de forma moderada é a chave para garantir a qualidade de vida para mulheres com endometriose, desde que seja implementada e mantida uma rotina de hábitos saudáveis.
Veja a seguir algumas práticas de controle da endometriose que você não pode deixar de seguir:
Faça fisioterapia pélvica
Faça atividades físicas
Tenha uma alimentação saudável
Faça suplementação alimentar
Busque ajuda psicológica
Tem endometriose e ama tomar aquela taça de vinho no fim da noite? Aqui nada é proibido desde que você siga à risca o tratamento prescrito pelo ginecologista e beba somente o índice de álcool recomendado pelo nutricionista com base na análise do seu caso.
Agende sua consulta