Patrick-BellelisPatrick-Bellelis_reduzidoPatrick-BellelisPatrick-Bellelis_reduzido
  • Home
  • Dr. Patrick Bellelis
  • A Clínica
  • Especialidades
    • Endometriose
    • Adenomiose
  • Blog
  • Vídeos
  • Contato
  • E-books
Exibir tudo
janeiro 19, 2024
Categorias
  • Endometriose
Tags

A endometriose é uma doença multifatorial complexa que costuma atingir de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva.

No entanto, o diagnóstico do problema ginecológico caracterizado pelo crescimento de um tecido semelhante ao endométrio fora do útero, pode demorar muito para acontecer, fazendo com que muitas mulheres tenham que esperar cerca de 5 a 10 anos para descobrir que tem endometriose.

Com diferentes sintomas semelhantes a outras condições médicas como como dor pélvica, irregularidades menstruais e dificuldades para engravidar, existem alguns fatores que contribuem para a demora do diagnóstico de endometriose. Veja a seguir!

  1. Sintomas Vagos e Variados

Dor intensa durante a menstruação, dor durante a relação sexual ou desconforto na região pélvica são muitas vezes atribuídos a outras condições, o que pode atrasar bastante o diagnóstico.

  1. Crença de que a Dor Menstrual é Normal

Para muitas mulheres, sentir aquela colicazinha todo mês é mais que normal e essa crença errônea acaba fazendo com que muitas delas minimizem os sintomas e não procurem ajuda médica para identificar a causa do problema e descobrir o tratamento adequado.

  1. Desafios na Comunicação com Profissionais de Saúde

Mesmo quando visitam o ginecologista regularmente, muitas mulheres têm dificuldade de conversar abertamente com seu médico sobre todos os detalhes dos problemas que lhe afligem, fazendo com que o processo de diagnóstico seja ainda mais demorado.

  1. Similaridade com Outras Condições Ginecológicas

Doenças como síndrome de ovários policísticos (SOP), miomas uterinos e outras condições ginecológicas podem apresentar sintomas semelhantes ao da endometriose, facilitando a existência de diagnósticos incorretos ou atrasados.

  1. Necessidade de Exames Específicos para Confirmação

O diagnóstico definitivo da endometriose muitas vezes requer exames específicos, como a ultrassom transvaginal com preparo intestinal e ressonância magnética de pelve com preparo intestinal. Quando a paciente tem medo de passar por esses e outros exames fundamentais, o diagnóstico da doença acaba sendo prejudicado.

  1. Falta de Conscientização Pública

Embora a conscientização acerca da endometriose tenha aumentado ao longo dos anos, ainda existe pouco debate sobre a doença ginecológica, o que acaba fazendo com que muitas mulheres acabem tendo um certo desconhecimento sobre a condição e acabam sofrendo com os sintomas sem buscar ajuda médica.

Dê o 1º passo rumo a qualidade de vida!

O 1º passo para obter um diagnóstico e um tratamento assertivo de endometriose e de outras doenças ginecológicas mesmo em meio às dificuldades mencionadas acima é visitar o ginecologista regularmente, informando qualquer dor, desconforto ou alteração que possa surgir no seu corpo. Não tenha medo, não hesite! Aqui você sempre terá um lugar de escuta para te auxiliar a alcançar a sua qualidade de vida.

Compartilhar

Artigos Relacionados

novembro 27, 2024

A IMPORTÂNCIA DE MANTER A PRÁTICA DAS ATIVIDADES FÍSICAS DURANTE O TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE


Read more

A endometriose é uma das doenças mais comuns entre mulheres em idade fértil, mas como identificar seus sinais? Os sintomas variam, mas os principais (conhecidos como os 6Ds da endometriose) são: ⚠️ Dismenorreia (cólicas fortes); ⚠️ Dor pélvica; ⚠️ Dispareunia de profundidade (dor na relação); ⚠️ Dor ou sangramento intestinal; ⚠️ Dor ou sangramento ao urinar; ⚠️ ️ Dificuldade para engravidar (infertilidade). Esses sinais podem se confundir com outras condições, por isso é importante contar com um diagnóstico preciso. O acompanhamento ginecológico regular e a realização de exames de imagem — como ultrassonografia transvaginal e ressonância magnética — são fundamentais para identificar a endometriose de forma correta e iniciar o tratamento adequado. Lembre-se: um diagnóstico precoce pode preservar a qualidade de vida e a saúde reprodutiva. Consulte seu ginecologista se você apresentar algum desses sintomas! ✔️

novembro 21, 2024

ENDOMETRIOSE E INFERTILIDADE


Read more
junho 21, 2024

ANTI-INFLAMATÓRIOS NATURAIS NO SEU TRATAMENTO DA ENDOMETRIOSE


Read more


Rua Cayowaá, 580, Conjunto 81
Edifício Pátio Perdizes | Perdizes
São Paulo | SP


(11) 3673.3885
(11) 3868.1957


(11) 97644.4153


bellelis.clinic@gmail.com

logotipo-cfm-cremesp
Este site obedece às Normas e Diretrizes do CODAME (Comissão de Divulgação de Assuntos Médicos), de acordo com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Os assuntos aqui abordados têm apenas o intuito de informar a população. Sempre consulte o seu médico antes de ser submetido a qualquer tipo de tratamento.
RESPONSÁVEL TÉCNICO Dr. Patrick Bellelis | CRM 117230 | RQE 55083
© Copyright 2021. Patrick Bellelis | Desenvolvido por Anatomy Marketing em Saúde.

Agende sua consulta