Caracterizada pelo crescimento de um tecido semelhante ao endométrio para fora do útero, a endometriose é uma doença crônica que atinge cerca de 190 milhões de mulheres em todo o mundo.
Mais comuns em órgãos pélvicos como os ovários, as trompas de falópio e o peritônio, a condição pode causar uma variedade de sintomas, incluindo dor pélvica, dor durante a menstruação, dor durante as relações sexuais, dificuldade para engravidar e alterações intestinais, tendo também como um de seus sintomas mais comuns o inchaço abdominal.
O que é o inchaço abdominal?
O inchaço abdominal é o aumento do volume do abdômen que pode ser causado por diferentes fatores como:
Retenção de líquidos
Presença de gases
Diarreia
Constipação
Inflamação
Todo inchaço abdominal é um sinal de endometriose?
Não, nem todo inchaço abdominal é um sinal de endometriose, no entanto, muitas mulheres com endometriose apresentam inchaço abdominal.
O sintoma, quando causado pela endometriose, pode se tornar ainda maior quando durante o ciclo menstrual, por conta das alterações hormonais que ocorrem no tecido semelhante ao endométrio causado pela endometriose durante esse período.
Quais são as causas do inchaço abdominal na endometriose?
As causas do inchaço abdominal na endometriose não são totalmente compreendidas. Atualmente, acredita-se que o sintoma possa ocorrer em mulheres com endometriose por conta das seguintes combinações de fatores:
Inflamação: Por ser uma doença inflamatória crônica, a condição pode provocar inchaço e dor.
Aderências: Caracterizadas por bandas de tecido cicatricial, as aderências podem se desenvolver por conta da inflamação da doença, de infecções ou até mesmo por conta de cirurgias, podendo provocar uma obstrução intestinal que pode resultar em inchaço.
Alterações intestinais: A endometriose pode causar alterações intestinais, como diarreia, constipação e dor abdominal. Essas alterações podem levar a inchaço.
Como descobrir se o inchaço abdominal é causado por endometriose?
Para descobrir se o inchaço abdominal é proveniente da endometriose ou de outras condições médicas, é analisado o histórico médico do paciente e realizados exames físicos e complementares como:
Ultrassonografia pélvica com preparo intestinal
Transvaginal com preparo intestinal
Ressonância magnética
Tratamento do inchaço abdominal causado pela endometriose
O tratamento do inchaço abdominal causado pela endometriose depende da gravidade dos sintomas e da extensão da doença.
Veja a seguir as principais opções de tratamento:
Medicamentos: Os medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs) podem ajudar a reduzir a inflamação e o inchaço, assim como os contraceptivos hormonais, controlando este e outros sintomas da endometriose.
Cirurgia: A cirurgia pode ser usada para remover o tecido endometrial anormal quando não há resposta ao tratamento medicamentoso, quando há a progressão da endometriose ou quando a doença compromete a função de outros órgãos.
Mudança no estilo de vida: Realizar atividades físicas regularmente e ter uma dieta rica no consumo de alimentos anti-inflamatórios como laranjas, nozes, lentilhas, brócolis, frango e peixes, também pode contribuir para diminuição do inchaço abdominal.
Fique atenta!
O inchaço abdominal é um sinal comum da endometriose, mas não o único. Se você estiver sentindo inchaço abdominal, cólicas intensas, dores na relação sexual, dificuldade para engravidar e problemas digestivos e urinários, não deixe de agendar a sua consulta com o ginecologista o quanto antes.
Agende sua consulta