A endometriose é uma doença multifatorial complexa que costuma atingir de 10% a 15% das mulheres em idade reprodutiva.
No entanto, o diagnóstico do problema ginecológico caracterizado pelo crescimento de um tecido semelhante ao endométrio fora do útero, pode demorar muito para acontecer, fazendo com que muitas mulheres tenham que esperar cerca de 5 a 10 anos para descobrir que tem endometriose.
Com diferentes sintomas semelhantes a outras condições médicas como como dor pélvica, irregularidades menstruais e dificuldades para engravidar, existem alguns fatores que contribuem para a demora do diagnóstico de endometriose. Veja a seguir!
Dor intensa durante a menstruação, dor durante a relação sexual ou desconforto na região pélvica são muitas vezes atribuídos a outras condições, o que pode atrasar bastante o diagnóstico.
Para muitas mulheres, sentir aquela colicazinha todo mês é mais que normal e essa crença errônea acaba fazendo com que muitas delas minimizem os sintomas e não procurem ajuda médica para identificar a causa do problema e descobrir o tratamento adequado.
Mesmo quando visitam o ginecologista regularmente, muitas mulheres têm dificuldade de conversar abertamente com seu médico sobre todos os detalhes dos problemas que lhe afligem, fazendo com que o processo de diagnóstico seja ainda mais demorado.
Doenças como síndrome de ovários policísticos (SOP), miomas uterinos e outras condições ginecológicas podem apresentar sintomas semelhantes ao da endometriose, facilitando a existência de diagnósticos incorretos ou atrasados.
O diagnóstico definitivo da endometriose muitas vezes requer exames específicos, como a ultrassom transvaginal com preparo intestinal e ressonância magnética de pelve com preparo intestinal. Quando a paciente tem medo de passar por esses e outros exames fundamentais, o diagnóstico da doença acaba sendo prejudicado.
Embora a conscientização acerca da endometriose tenha aumentado ao longo dos anos, ainda existe pouco debate sobre a doença ginecológica, o que acaba fazendo com que muitas mulheres acabem tendo um certo desconhecimento sobre a condição e acabam sofrendo com os sintomas sem buscar ajuda médica.
Dê o 1º passo rumo a qualidade de vida!
O 1º passo para obter um diagnóstico e um tratamento assertivo de endometriose e de outras doenças ginecológicas mesmo em meio às dificuldades mencionadas acima é visitar o ginecologista regularmente, informando qualquer dor, desconforto ou alteração que possa surgir no seu corpo. Não tenha medo, não hesite! Aqui você sempre terá um lugar de escuta para te auxiliar a alcançar a sua qualidade de vida.
Agende sua consulta